Pesquisar

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Maquiagem, esmaltes, salto alto - Um esclarecimento da dona do Site Flores da Modéstia.

Gostaria de agradecer algumas críticas zombeteiras e destrutivas que tenho recebido. O blog estava um pouco parado, porque estava um pouco atarefada com a minha livraria (São João Bosco) e as coisas da minha casa que sobra pouco tempo para escrever artigos. Mas devido algumas polêmicas que apareceram por aí, resolvi fazer este artigo de esclarecimento, e graças a vocês (que adoram zombar e ridicularizar o próximo) eu voltei a postar no blog e prometo ser mais presente por aqui.

É muito bom receber críticas construtivas, já ocorreu algumas vezes de um padre me escrever pedindo para eu corrigir algo nos artigos, ou apagar algo que não está legal. Sim meu blog tem defeitos e erros (estranho seria se não tivesse). E precisa melhorar muito ainda. Mas tenho feito o que posso para ajudar as moças que buscam viver uma vida santa e pura. Não procuro colocar meu nome nos artigos pois não quero ser vista como "exemplo de modéstia" porque de fato não sou. Sou humana e tenho defeitos e erros como qualquer ser humano. Quando não estou bem espiritualmente paro de postar. Um tempo passei por uma época ruim na espiritualidade, onde até pensei em fechar o blog, porque não conseguir escrever por exemplo, um artigo sobre devoção, onde eu não conseguia praticar. Nem sempre a gente está bem espiritualmente, temos nossos altos e baixos, mas graças a Deus não excluí a página nem o blog, apenas deixei parado. Ultimamente não foi esse o motivo que me fez parar de escrever por aqui, de fato eu abri uma livraria Católica virtual que tem trazido muitos frutos graças a Deus, e estive atarefada, portanto não tive muito tempo de parar para escrever algum artigo. Mas enfim. O que isso tem a ver com o título do artigo? Explico:

Meu blog apresenta cerca de 70 artigos falando sobre espiritualidade e devoção, somente com escritos de grandes santos da Igreja, como Santo Afonso de Ligório, Santo Tomás, e tantos outros. Tem cerca de 20 (ou mais) falando da doutrina católica, cerca de 24 sermões de sacerdotes (nada de opinião pessoal, artigos completos de padres), documentos da Igreja dentre outros. Isso somente o que está nas abas, fora o que eu não tive tempo de colocar (tem muitos mais que precisam ser organizados). Mas sabe qual o assunto que as pessoas mais criticam o nosso blog? Sim, maquiagem, esmaltes e salto alto.

Segundo algumas pessoas, nosso blog é puritano, porque é "bizarro" nossa opinião sobre tais temas. Agora leitor, você sabe quantos artigos tenho com esse tema? 

Esmaltes - Nenhum.

Legal você não acha? Tais temas que são alvo de críticas praticamente não são citados em nosso blog! Posso dizer que citei tais temas uma ou duas vezes no meio de outros artigos, como por exemplo, aquele artigo que fala que devemos nos adornar para não parecer protestante (sim por mais incrível que pareça é isso, eu não condenei a mulher se adornar, pelo contrário, no artigo eu disse que a mulher deveria utilizar destas coisas para se diferenciar das protestantes). 

Eu fico abismada com a desonestidade de algumas pessoas! E me entristeço de ver isso em meios ditos católicos. Não que meu blog não tenha erros. Claro que possui defeitos, como disse e repito, seria estranho se não tivesse. Entretanto, fico abismada com a capacidade do ser humano de olhar 0,00001%  do site e dizer que ele não presta e ignorar todo o restante! E o pior ainda: Chegar a nos chamar de "puritanas, desajeitadas, barangas" e outros adjetivos que carinhosamente ouvi hoje. Eu só acho que, para você poder chamar alguém de baranga e dizer que ela não se arruma, você deve ao menos conhecer ela pessoalmente, não acha? Pois não é o que ocorre!

Portanto resolvi dar a minha humilde opinião sobre tais temas, para que fique esclarecido a questão, e ninguém venha dizer coisas que eu não disse, ou colocar palavras em minha boca. Dou esse esclarecimento aos meus seguidores, que sei que gostam do blog e me apoiam. Pois aos zombeteiros nada que lhes diga o farão mudar, só a graça de Deus! Espero que os alcance.

Maquiagem


O Único artigo que temos sobre o tema, cita Santo Tomás de Aquino. E ele diz que a mulher deve se adornar com discrição. Que não deve fazer na pintura nada que não seja NATURAL do rosto da mulher. Ou seja, poderíamos por exemplo, passar base para esconder as imperfeições do rosto, mas mudar um traço (fazer algo estranho, que não é normal da mulher) ele condena. Veja que isso não é opinião minha! Se você acha isso bizarro, eu lamento muito, reclame com o doutor da Igreja, nada tenho a ver com isso!

Esse blog não condena o uso de maquiagem de forma digna e modesta. Agora se você quer colocar uma maquiagem igual patati patatá para ir a missa eu nada tenho a ver com a sua falta de bom gosto. Afinal, esse blog sempre disse que a mulher NA MISSA deve evitar usar maquiagem forte, para evitar chamar a atenção, e isso é uma coisa óbvia, coloque um batom vermelho e um salto alto e entre na Igreja, todos irão te olhar, isso não te parece óbvio? Mas nunca dissemos que a maquiagem era proibida. 

Esmaltes


Tema nunca abordado. É difícil falar sobre estes temas pois é muito raro um padre abordar esse tema em separado. Justamente por isso eu sempre evitei falar, porque é difícil trazer fontes, aqui é melhor nos guiarmos com cautela: Ir até um padre (piedoso e bom) e perguntar a respeito e obedecer. É o que eu fiz! Perguntei a um padre, ele me disse para eu perguntar como meu marido gosta, meu marido gosta de esmaltes escuros então eu uso e pronto. Aqui entra uma opinião particular minha: acho imodesto quando a unha está muito enorme, com esmaltes escuros, portanto quando uso corto as unhas bem curtas. É isso, estão agora felizes? Nunca abordei tais temas e já expliquei o motivo. Devido a raridade das fontes, aqui só posso deixar minha opinião pessoal, que não serve para nada! Por isso raramente posto sobre isso.


Salto alto


Temos apenas um único artigo falando sobre o tema. Você pode acessá-lo clicando AQUI

Nele, resumindo, basicamente falando que deve-se evitar saltos demasiadamente altos (nunca dissemos que é proibido e imodesto usar salto alto, indiscriminadamente). Apenas (principalmente dentro da Igreja) devemos evitar os que são muito altos, porque fazem barulho, chamando atenção (toc toc), além de, os saltos bem altos ocasionar uma lordose lombar na mulher, empinando o bumbum. Sou fisioterapeuta, e desculpe, mas para mim isso é algo muito óbvio. Agora se vc quer ia a missa com um salto de 20 cm, usando batom vermelho e unhas pretas, o problema não é meu.

Para maiores esclarecimentos eu indico clicar nos links citados, que podem ajudar a esclarecer mais. Por fim, finalizo, precisava dar esse esclarecimento aos seguidores sobre tais temas, um tanto polêmicos, mas para mim, são temas que não tem tanta importância hoje em dia, visto que a imodéstia das roupas e principalmente a falta de espiritualidade é o que mais preocupa. Por isso tenho tentado focar no que de fato importa.

Salve Maria Puríssima.







24 comentários:

  1. Olá acompanho seu blog faz um tempo desde quando comecei a me interessar por esses assuntos de modéstia ( mais ou menos 3 anos) não sou nenhuma jovenzinha por isso não sofro tanto com a opinião alheia sobre meu modo de ser e vestir ...
    O que não signica que eu esteja imune minha própria filha não entende bem e por vezes me critica mas nada desrespeitoso...
    Sei que é triste que as pessoas sejam deste modo mas sao...é a escolha que tem feito pelo menos por este momento e espero que assim como eu fui tocada por Nossa Senhora mesmo depois de "velha" isso também aconteca com estas que hoje te criticam...
    Mas nisso também louvo a Deus pois só se taca pedra em árvore que da fruto como dizem , então acho que esta no caminho certo...
    Agradeço por ter me ajudado e continuar me ajudando com seu apostolado
    Deus te abençoe
    E creia os cães ladram mas a caravana passa ...
    Obrigada Geane

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do seu blog.
    Parabéns, força!
    SM!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela força! Deus abençoe vocês! Salve Maria

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela força! Deus abençoe vocês! Salve Maria

    ResponderExcluir
  5. Ou seja, em resumo, é basicamente o óbvio: tenham bom senso, em especial, para ir à Santa Missa.
    Salve Maria!

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do seu blog.Continui isso ajuda muito e as pessoas q críticam concerteza estam com o coração no mundanismo.Eu sou da legião d Maria e tinha muita dúvida se devia usar esmalte foi durante a oração do Sto Rosário eu pedi a Mãe Santisima q mim dasse um concelho sobre isso.A noite sonhei com Ela mim pedindo q usasse só esmalte d cor clara pedindo q eu não usasse mais os escuras.Sou filha espiritual d São Pio de Pietrucina e sentia em meu coração Ele mim pedindo p viver a Sta modéstia e comecei a viver.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o seu blog. Quando conheci passei a seguir e estou a gostar muito. Você é um bom exemplo a seguir. Continue na luta pelo bem, não desista e que Deus a ajude! Um beijo grande daqui de Portugal!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o seu blog e quando conheci passei a adorar. Li muitos post antigos que ajudaram a crescer na minha fé. Só tenho pena de não conhecer à mais tempo. Você é um exemplo que todas as meninas, mulheres podem seguir. Não desista, seja forte e que Deus a ajude! Um beijo daqui de Portugal!

    ResponderExcluir
  9. Gente moro no Maranhão
    E sei bem como é isso
    Na minha cidade vcs precisam ver como as pessoas não tem um pingo de bom senso
    Eu fico horrorizada com os
    Trajes que as pessoas chegam na igreja,as adolescentes?sem comentários.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto, muito esclarecedor e bem escrito. Nós católicas temos que ter bom senso e discernimento. Tudo que chama atenção demais deve ser repensado ao se usar, afinal, somos templos do Espírito Santo e não queremos ser ocasião de pecado para ninguém. Além do mais, a modéstia católica nos deixa graciosas, Deus nos transforma e nos deixa bela naturalmente. O pecado desfigura qualqur ser humano.

    ResponderExcluir
  11. Minha Querida amiga,infelizmente as pessoas são muito ignorantes e acham que a modéstia estar só no visual, só no vestir, esquecem que a modéstia é uma virtude e ela estar no olhar,no ouvir,no vestir ,no falar, no se comportar e aí nós temos que ter sempre como modelo de modéstia Nossa Mãe do Céu. Sempre penso em Nossa senhora quando vou fazer qualquer coisa ,porque simplesmente que seguir o seu exemplo. Daiane para mim vc é incrível,te admiro demais minha amiga e amo este blog. Que Deus continue te iluminando para que vc continue firme e forte ajudando outras pessoas como vc tem me ajudado.

    ResponderExcluir
  12. Minha Querida amiga,infelizmente as pessoas são muito ignorantes e acham que a modéstia estar só no visual, só no vestir, esquecem que a modéstia é uma virtude e ela estar no olhar,no ouvir,no vestir ,no falar, no se comportar e aí nós temos que ter sempre como modelo de modéstia Nossa Mãe do Céu. Sempre penso em Nossa senhora quando vou fazer qualquer coisa ,porque simplesmente que seguir o seu exemplo. Daiane para mim vc é incrível,te admiro demais minha amiga e amo este blog. Que Deus continue te iluminando para que vc continue firme e forte ajudando outras pessoas como vc tem me ajudado.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo texto. É uma lástima saber que católicos julgam as melhores ferramentes que auxiliam quem busca viver a modéstia, com excelente fontes, como Santo Tomás. Mas enfim, se está levando pedradas é porque está dando bons frutos. Força na caminhada. 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  14. Parabéns o seu blog é muito edificante, por amor ao Senhor Jesus e a Virgem Maria não exclua seu blog por causa de pessoas que criticaram. Estou aprendendo muito e só tenho que lhe agradecer e rezar por este belo apostolado. Muito obrigada!
    Salve Maria e viva Cristo Rei!

    ResponderExcluir
  15. Adorei as palavras. Salve Maria ��

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! Seu blog é excelente, acompanho faz tempo, e me ajuda muito! O problema é que quando nos propomos a fazer o bem, como no seu caso, ajudando as pessoas na santidade, os maus ficam furiosos. não se deixe abater. Deus quer continuar usando seus dons para guiar Suas filhas!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelas palavras e pela força, sabemos que não estamos sozinhas , eu ainda estou no processo de viver a modéstia e aqui no seu blog percebo que tenho mais força e mais coragem , pois a luta é de todas nós. Salve Maria

    ResponderExcluir
  18. minha mente se abriu muito com esse artigo,gostei bastante,sou nova por aqui mais já amei,obg pelos esclarecimentos,eu acho divino uma mulher seguir a modéstia,estou estudando muito sobre pois quero seguir também.

    ResponderExcluir
  19. Caríssima; visto-me modestamente acerca de um ano e meio(Bom passando por ajustes,claro) e hoje praticamente costuro minhas próprias saias e blusas, pois não acho nada nas lojas que seja ELEGANTE e claro,modesto.O grande problema é que os olhos confundem beleza com apelo erótico (sim, com decotes desnecessários e "justezas" absurdas).Comecei comprando em lojas evangélicas, até perceber que as saias são quase acima do joelho e justas, denunciando o "conteúdo " a ser preservado: totalmente contrastante! Por isso, aprendi a costurar e uso de bom gosto e feminilidade, pois a beleza é de Deus.
    Jesus Cristo disse:" Eu vos deixo a Paz, Eu vos dou a Minha Paz..." Sim; hoje tenho esta Paz de Cristo em meu coração. Saio à rua tranquilamente e sei que desperto as vezes olhares, porém, a paz e a LIBERDADE que carrego em meu coração são tão fortes, que chega a ser "engraçadinho" ver tais olhares! Minha Mãe e Senhora está sempre comigo e é à Ela que quero agradar e à Deus. Quanto às críticas pesadas, apenas nos resta a resignação pois o caminho é árduo, mas nos leva ao Reino do Senhor.
    Belíssimo texto,que Deus a abençoe e obrigada por tal generosidade que é nos orientar com este benigno trabalho!
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Salve Maria Puríssima!

    ResponderExcluir
  20. Moça, parabéns pelo site. Um dos poucos que aborda o tema com fontes confiáveis e com sua próprio testemunho em vive-la. As pessoas que não entendem de modéstia nunca viram de fato uma imagem de N.Sª. Se conseguissem enxergar a modéstia (em todos os sentidos) que existe nas imagens da Virgem santíssima, o que haveria depois era o silêncio, a admiração e o exemplo a seguir.

    Parabéns pelo blog, e se deixar de escrever, pelo menos deixa ele no ar...rs

    ResponderExcluir
  21. Descobri seu blog ontem e fiquei realmente impressionada com o alto nível, as fontes citadas da forma clara e concisa que você aborda esse tema tão polemico. Fiquei perplexa ao constatar que não sabia o que era essa virtude magnífica da MODÉSTIA. Para nós católicos falta doutrina. Sou católica e pratico eucaristia diária, que é de onde vem a minha força para enfrentar o dia-a-dia. Nunca tive acesso a um explicação tão esclarecedora. Obrigada... Deus abençoe você... Está sendo usada com muita determinação pelo E
    Espírito Santo!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página