Pesquisar

terça-feira, 21 de julho de 2015

Três meios contra a raiva, Por S. Afonso de Ligório.

Por Santo Afonso de Ligório


"Para isso sirvamo-nos dos seguintes meios:


1 - Procuremos abandonar os movimentos da ira logo ao nascerem, pensando em qualquer outra coisa ou calando-nos. 

2 -Recorramos a Deus, como os apóstolos, ao verem o mar encapelado, porque só a Ele compete apaziguar os corações.

3 - Se, em consequência de nossa fraqueza a ira se apoderou de nosso coração, façamos todo o possível para recuperar a nossa tranquilidade e nos mostrar humildes e mansos com aqueles que foram causa de nossa excitação.

Tudo isso deve ser feito com discrição e não com ímpetos, pois é de suma importância não rasgar ainda mais a ferida. 

O mesmo santo (S. Francisco de Sales) dizia que lhe havia custado muito vencer suas duas paixões predominantes: a ira e o amor. Quanto à primeira, confessou ele que teve de combater durante doze anos para superá-lá. Quanto à segunda, trocou o seu objeto, desprendendo-se das criaturas para consagrar a Deus todo o seu amor. Dessa maneira atingiu o santo uma tão profunda paz interior, que ela se refletia mesmo no seu exterior uma tão profunda alegria de seu rosto. 

Alguns há que, quando excitados pela raiva, procuram desabafar-se e tranquilizar-se, expandindo-se em palavras ásperas: isso, porém, é engano: sua excitação só se tornará maior. Se quiseres, conservar continuamente a paz, deves evitar cuidadosamente o mau humor, e quando notares que te deixaste levar por ele, esforça-te por volares a tua paz habitual. Toma especial cuidado em não passares a noite em tal estado; procura distrair-te com um bom livro, com um cântico devoto ou uma agradável palestra com um amigo. O Espírito Santo diz: 'A ira descansa no seio do insensato' (Ecli 7,10), que ama pouco a Deus; se ela acha entrada no coração de um verdadeiro sábio, será logo expelida, antes de se poder firmar aí. 

Uma alma que ama verdadeiramente a Deus nunca está de mau humor, pois, querendo só o que Deus quer, se realiza sempre sua vontade, permanece sempre tranquila e igual a si mesma, sua sujeição à vontade de Deus assegura-lhe a paz em todas as contrariedades que lhe advém e, assim, é sempre amável e mansa para com todos. 

Sem um grande amor a Jesus Cristo, porém, nunca poderás alcançar um tal espírito de mansidão. A experiência mostra que, quanto mais terno é nosso amor para com Jesus Cristo, tanto mais mansos e afáveis somos para com os outros. 

Como, porém, nem sempre sentimos em nós esse terno amor, devemos nos preparar na meditação para todas as contrariedades que nos sucederem e fazer o propósito de suportá-las com toda a paciência e mansidão em todas as contrariedades e agravos. Se não nos prepararmos de antemão às injúrias, no momento decisivo dificilmente saberemos o que devemos fazer para não sermos arrastados pela ira. À nossa natureza excitada pela paixão parecerá justo que nos oponhamos com violência à ousadia daqueles que nos ofendem; como, porém, nota S. João Crisóstomo, o fogo não é próprio para extinguir o fogo, em vez de acalmar a raiva do próximo, isso só provocará uma resposta mais violenta ainda. 

A esse respeito diz S. Francisco de Sales: "Combate tua impaciência e pratica a afabilidade e mansidão, não só quando ela é expressamente imposta, mas também quando a impaciência parece justificada" (Carta 231). Em tais casos deves responder afavelmente, pois "uma resposta branda quebra a ira" (Prov. 15,1). Se estiveres, porém, excitado, é melhor que te cales, pois que "o olho ofuscado, pela ira, diz S. Bernardo (De Cons., 1.2c c. 11), não pode mais distinguir o que é justo e o que é injusto.". Por isso devemos imitar S. Francisco de Sales, que se propusera firmemente nunca falar enquanto seu coração estivesse agitado."

Santo Afonso Maria de Ligório - Escola da Perfeição Cristã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página