Pesquisar

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Umectação Capilar

Esse artigo faz parte da aba Beleza, que recentemente adicionamos ao blog! Aqui você vai encontrar algumas dicas de beleza para as donzelas. Pois decoro, beleza e apresentação também podem (e devem) fazer parte da vida de uma boa moça / mulher católica. Desde que com cautela, temperança e boas finalidades.

Hoje irei trazer para as leitoras do blog uma técnica muito boa para os cabelos, que se chama Umectação capilar! Acompanhem as dicas e como fazer:

O que é?


É uma técnica de massagem capilar indiana, que há milênios é passada de mãe para filhas. As indianas são conhecidas por terem os cabelos extremamente longos, saudáveis e brilhosos e geralmente fazem esta técnica todos os dias. A técnica nada mais é que a aplicação de óleos vegetais no couro cabeludo e comprimento. Atenção: o óleo escolhido deve ser necessariamente vegetal e puro (sem adição de conservantes e de absolutamente nada, apenas o óleo vegetal extra Virgem). Óleos comprados em supermercados e farmácias por exemplo, que contém parafina líquida / óleo mineral não servem! Para saber mais sobre os óleos vegetais e como escolher, visite nosso outro artigo aqui neste link: Tratamentos com óleos, saiba escolher

Você pode usar apenas um óleo para aplicar no couro cabeludo e comprimento dos cabelos, ou pode usar até três óleos misturados (mais do que isso creio não ser necessário).

O óleos mais utilizados são: Azeite de oliva, óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de gergelim, óleo de rícino dentre outros.

Eu particularmente já testei vários e o que deu mais certo para mim é a aplicação de óleo de rícino no couro cabeludo (por ser um óleo que evita caspa, antifúngico, antibacteriano, reduz a queda, fortalece o cabelo e estimula o crescimento). E não, ele não deixa o couro cabeludo oleoso, pelo contrário, se aplicado na pele ele é até indicado para peles oleosas e acneicas e redução de linhas de expressão. Enfim, ele é ótimo e pode ser comprado em sites pela internet, ou pode ser encontrado em menor quantidade em qualquer farmácia (geralmente é vendido como laxante, mas não tem problema, porque ele é puro - 100% vegetal). 

Portanto, uso ele puro na raiz do meu cabelo, aplico fazendo massagens. E no comprimento aplico uma mistura de azeite de oliva (andorinha, extra virgem) e óleo de rícino. Aplico misturando os dois, pois o óleo de rícino é viscoso e difícil espalhar sozinho, sem contar que o azeite de oliva também é ótimo para os cabelos. 

Quais os benefícios?


Essa técnica é mais indicada para cabelos cacheados / crespos ou ressecados. Entretanto, pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, até oleosos, pois os benefícios dos óleos vegetais no couro cabeludo são muito grandes. Já vi meninas que tem cabelo liso e oleoso que fazem a técnica toda semana e obtém resultados incríveis, basta saber fazer e saber lavar bem o cabelo depois. 

Os benefícios são muitos: redução do frizz e do volume, dá brilho e maciez aos fios, combate o ressecamento. A umectação ajuda a segurar a hidratação no cabelo, não deixando que ele perca água.

Como fazer?


Depois de escolher o óleo, você aplica primeiramente na raiz fazendo uma boa massagem para melhor absorção, depois passa para o comprimento. Importante: A umectação é feita com os cabelos 'sujos' (SECOS), antes da lavagem! Pode ser feita de duas maneiras:

1 - Duas horas antes de lavar seu cabelo: Aplique o óleo no cabelo seco, deixe duas horas e depois lave normalmente;

2 - Umectação Capilar Noturna: Se você vai lavar seu cabelo no outro dia pela manhã por exemplo, aplique o óleo antes de dormir, faça tranças ou use uma touca para não sujar a roupa de cama, e lave o cabelo normalmente no outro dia. (Assim obtive melhores resultados). 

Você pode aquecer o óleo em banho-maria por alguns minutos antes da aplicação. Atenção: Aqueça em banho maria, não coloque o óleo direto no fogo, nem no microondas, apenas deixe morno. Aquecimentos em alta temperatura faz o óleo perder suas propriedades.

Como tirar todo o óleo do cabelo?


Esse é um problema que algumas meninas tem com a umectação, eu tive problemas para conseguir tirar todo o óleo do cabelo no início. Mas não é nada difícil. Você pode tirar o óleo do cabelo de duas maneiras: aplicação de shampoo normalmente (2 vezes pelo menos) até sentir que o óleo saiu todo dos fios. Algumas pessoas gostam de aplicar uma máscara instantânea depois (aquelas de três minutos) ou uma ampola de hidratação instantânea como as da head & shouders, ou pantene. E finaliza com condicionador normalmente. 

Existe também um outro método para retirada do óleo, geralmente usada para quem pratica a técnica No Poo / Low Poo. Que se chama Método U.C.P.E (Umectar; Condicionar; Pausar; Enxaguar). Esse link traz informações de como fazer: Como tirar umectação do cabelo. Meu cabelo se dá muito melhor com esta técnica do que retirar apenas com shampoo. 

Pré-Poo: Os óleos vegetais também podem ser usados como pré-poo. Ou seja, se forem aplicados antes da lavagem com shampoo. Assim o óleo evita o ressecamento demasiado dos fios e protege das agressões do sulfato. Assim, você pode aplicar o óleo um pouco antes de lavar os cabelos e não precisa deixar muito tempo.

A técnica de umectação capilar pode ser feita de acordo com as necessidades de seu cabelo, uma ou duas vezes na semana, ou a cada quinze dias. 

Eis abaixo uma foto do resultado que obtive no meu cabelo, que é cacheado: 



Esse artigo faz parte da aba "Beleza" que recentemente adicionamos, fiquem atentas e confiram novas dicas de saúde e beleza no blog. Salve Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página