Pesquisar

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Esclarecimentos sobre o Uso do Véu na Santa Missa

Algumas informações em tópicos para melhor compreensão. 




Sobre o ato de cobrir a cabeça em atos religiosos


1.º - Duas coisas a serem esclarecidas


O costume do véu, na Santa Igreja, até Paulo VI era OBRIGATÓRIO (portanto são quase 2000 anos de uso); 

Deus, pela boca de São Paulo, manda que as mulheres no templo cubram a cabeça, sem fazer distinção de idade, ou raça, ou atividade legal ou ilegal. Agora tem o problema: Paulo VI dispensou a OBRIGAÇÃO do véu. Porém, nenhum padre possui o direito de proibir ou minimizar uma tradição venerável que apenas tem uma DISPENSA, o que prova que é uma regra da qual se pode fazer exceção, e não o contrário. 

2. - Esplando o tema:


A mantilha (ou véu) desde os primeiros séculos na Igreja era obrigatório a sua utilização pelas mulheres na Santa MISSA e na frequência dos Sacramentos e isso a Igreja a conservou até hoje, só que com o modernismo se alastrando de todos os lados, foi-se desprezando este belo e venerável sacramental, por achar que estaria desprezando a mulher (como dizem as feministas e padres liberais), só que nada é mais falacioso. São Paulo alertou numa carta aos Coríntios (cfr. I Coríntios XI, 4 ss.) que a mulher deve estar com a cabeça coberta, pois os cabelos são a sua glória, isto é, cobrindo-o, oculta-a para que a glória do Bom Deus esteja em evidência. Compreenda: significa submissão e adoração a Nosso Senhor Jesus Cristo e respeito para com sua Majestade. 

3.º - Onde usar?


Tem de ser usado em toda Santa Missa (especialmente para comungar), em atos públicos de piedade da Igreja (procissões), ao se confessar com o sacerdote e noutros Sacramentos. 

Para aquelas que não sabem onde compram seu véu, podem procurar um tecido rendado ou tule em um estabelecimento de tecidos e finalizar com uma renda na barra. 

4.º - Quanto às cores a ser utilizadas


Não há restrição canônica, mas é um costume, um código social as mulheres casadas e viúvas usar cores escuras (preto ou cinza) e cores claras (branco ou bege) pelas solteiras. Porém, o que importa realmente é cobrir a cabeça. 

É um sinal de recolhimento, que é um ato exterior de modéstia.

E algo de suma importância deve ser aprendido: O uso do véu tem de ser acompanhado pelo recato no vestir; não adianta muito usar uma saia curta (acima dos joelhos) com um grande decote na blusa ou sendo transparente, colada ao corpo etc. e então se cobrir com um belo véu. É simplesmente contraditório. Aliás, nunca será correto em momento algum usar tais roupas. Com calças também não combina. Pois a calça delineia o corpo da mulher. De que adianta você cobrir a cabeça e contornar seu corpo com roupas coladas?

O uso do véu na Santa Missa além de ser um belo costume é extremamente importante para manter a boa intenção dentro da Igreja, o devido respeito à presença de Nosso Senhor

O uso do véu na Igreja tem como base, referência bíblica:

"[...] toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu Senhor, porque é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem. Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos. Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem. Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus. Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu?" (I Cor XI, 4-13)

Como é fato, e já dissemos anteriormente, não é necessário a autorização de sacerdotes para fazer uso do véu. O sacerdote que proíbe ou não permite o uso está em desacordo com os ensinamentos da Igreja. Portanto, é decisão sua usar o véu na Missa. 

As meninas que passarem por este constrangimento sugiro que procurem uma outra paróquia e se tiverem Missa Tridentina em sua cidade participem somente dela. Ou então algum rito bizantino Católico, por exemplo o Rito Ucraniano Católico.

Há quem diga que o uso do véu na missa é uma atitude opressora com as mulheres: falsa afirmação. Tudo o que é sagrado a Igreja cobre com um véu, como bem disse o Padre Paulo Ricardo. Este nos ajuda a nos manter centradas sem olhar para os lados e a assistir a Santa Missa com maior devoção. O objetivo do véu é para nos "escondermos", que nós não sejamos o centro, mas sim apenas o Senhor, aquele que tudo pode e nem o universo inteiro pode conter.

Padre Pio de Pietrelcina um santo (25/maio/1887 + 23/setembro/1968), na porta da sua igreja proibia mulheres entrarem mal vestidas na igreja e sem o seu véu, homens também eram reprimidos com suas vestes curtas.

Assim estava escrito no cartaz fixado na porta da sua paróquia:

A Igreja é a casa de Deus. É proibido para os homens entrar com os braços nus ou usando shorts. É proibido para as mulheres entrarem usando calças, sem um véu sobre sua cabeça, com roupas curtas, decotes baixos, roupas sem mangas ou vestidos imodestos. [1]

Fontes:

Ler também: 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página