Pesquisar

sábado, 4 de julho de 2015

Os Bailes Segundo São João Batista de La Salle

São João Batista de La Salle

Das diversões não permitidas:

"Há outros divertimentos dos quais não se vai tratar aqui em mais pormenores porque de modo algum são permitidos a um cristão, nem pelas leis da religião, nem pelas regras de civilidade. Alguns deles são, em geral, próprios dos ricos: são os bailes, as danças e as comédias. Há outros que são mais freqüentes entre os operários e os pobres, tais como os espetáculos de opereta, de palhaços, equilibristas nas cordas, marionetes, etc. 

A respeito dos bailes basta dizer que são reuniões cujo comportamento não é nem cristão nem honesto; elas se realizam de noite, porque parece que se tem a intenção de se esconder e passar nas trevas, para ter então mais liberdade, e para ali conhecer o crime. As pessoas em cuja casa se realizam têm a obrigação indispensável de abrir sua porta sem distinção a todo o mundo, o que faz com que suas casas se tornem como lugares de infâmia e bordéis, onde pais e mães expõem suas próprias filhas a toda sorte de rapazes, que têm toda liberdade de entrar nessas reuniões, também se permitem examinar todas essas pessoas que as frequentam e apegar-se a aquelas garotas que mais lhes agradam; conversar com elas, levá-las a dançar, afagam-nas e tomam liberdades que os pais e as mães teriam vergonha de lhes permitir em suas casas particulares. 

E as meninas, pelo luxo e a vaidade com que aparecem em seus enfeites, pela pouca modéstia que se encontram em seus olhares e gestos, em toda sua pessoa, se prostituem aos olhos e aos desejos de todos os que entram nesses bailes e dão ocasião aos que são os mais moderados, a terem  sentimentos muito longe dos que o pudor e a honestidade cristão deveriam inspirar-lhes. No que se refere às danças que se realizam em casas particulares com menos excesso, elas não são menos contra a boa educação do que as que se realizam com mais brilho nos bailes; porque, se um antigo pagão disse que ninguém dança quando está sóbrio, a não ser que ficou louco, o que então o espírito cristão pode inspirar acerca deste divertimento, que no dizer de santo Ambrósio, só é bom para excitar as paixões vergonhosas e em que o pudor perde todo seu brilho entre o ruído que se faz ao pular e ao se abandonar à deboche. Este santo Padre diz que as mães que permitem a suas filhas dançarem são mães indecentes e adúlteras e não são mães castas e fiéis a seu esposo. Estas devem ensinar a suas filhas a amar a virtude e não a dança, na qual, diz São Crisóstomo, o corpo é desonrado por atividades vergonhosas e indecentes, e a alma o é muito mais ainda, porque as danças são o jogo dos demônios, e os que com elas se divertem e deleitam, são os ministros e os escravos dos demônios e se comportam como animais em vez de pessoas, porque se entregam a prazeres dos brutos. 

Embora as comédias sejam consideradas no mundo como um divertimento honesto, elas não deixam de ser a vergonha e a confusão do cristianismo. Com efeito, os que se entregam a esse emprego e dele fazem sua profissão são publicamente conhecidos por sua infâmia. Será que se pode gostar de uma profissão em que a pessoa que a exerce, se cobre de confusão? Será que não é infame e vergonhosa esta arte, em que toda habilidade dos comediantes consiste em excitar em si mesmos e nos outros, certas paixões vergonhosas, das quais uma pessoa bem educada só pode ter horror? Quando nas comédias se canta, ouvem-se apenas melodias próprias a fortificar essas paixões. Acaso poderia ter honestidade e boa educação nos adornos, na nudez e na liberdade dos e das comediantes? Acaso há em seus gestos, em suas palavras e atitudes alguma coisa que não seja indecente para um cristão não só de fazer mais até de ver?" (...) 

São João Batista de La Salle - Regras de civilidade cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página