Pesquisar

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

1946: O ano em que lançaram o biquini

A editora de moda Diana Vreeland escreveu:

"O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atômica". 
De fato, o próprio nome (biquini) vem de uma explosão no atol do Pacífico, quando bombas atômicas foram testadas lá pelos Estados Unidos. A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, Jacques Heim apresentou o “átomo” como “o menor maiô do mundo”; em seguida, Louis Réard mostrou o “bikini, menor que o menor maiô do mundo” e ficou com a fama do criador da peça [wikipedia].

Como escreveu alguém na época, todas as zonas erógenas [a exceção da intimidade propriamente dita] estão expostas com o uso do biquini – e até mesmo a intimidade não está livre de aparecer, com os movimentos de uma pessoa na praia. É a mais completa negação do pudor, pois torna todas as definições dele inúteis. Se alguém usa esta peça, já não deve se preocupar com saias curtas, decotes reveladores, calças apertadas… na praia se revela praticamente tudo.

Há cerca de 2 anos escrevi um texto para o apostolado Moda e Modéstia chamado “Moda Praia: Moral de situação?” , que contava um pouco da história do biquini. Algumas moças não gostaram nada dele, pois elas mesmas – católicas, diga-se – reivindicavam o direito da nudez, duramente conquistado pelas strippers e prostitutas. Sim: pois somente elas se arriscaram a usar a peça na época. Eis um trecho do que escrevi:

A católica olha para o biquíni em cima da sua cama – aquelas duas peças tão pequenas! – e ainda sente dúvida se deve voltar a aparecer na frente de quem quer que seja com ele. Ela ignora completamente como aquilo surgiu, como foi motivo de escândalo, como ele diminuiu incrivelmente desde a sua criação, como somente as strippers (!!) aceitaram fazer a divulgação desta peça na ocasião do seu lançamento, numa época em que mesmo as modelos liberadas se recusaram a fazer a publicidade dele. E hoje, uma mãe de família, uma católica, uma devota de Nossa Senhora, faz pior do que a stripper Micheline Bernardini e usa-o tranquilamente nas praias e piscinas, entre amigos e estranhos.

Micheline Bernardini foi a stripper de 19 anos [que provavelmente se prostituía desde criança] : a única que, na época do lançamento, aceitou aparecer em público com a peça – nada difícil para alguém que ganha a vida tirando a roupa. 

Se alguém reivindica o direito de usar o biquini – sob o pretexto de que os tempos são outros -, deveria igualmente se questionar porque em 1946 e em 2011 as strippers continuam sendo aquelas que tiram a roupa em boates e coisas do gênero por dinheiro, enquanto as mães de família mudaram radicalmente. Sob a visão de uma católica que exige – é o termo mais apropriado – usar esta imoral roupa de banho, a mulher devota desceu ao nível da stripper, pois o biquini continua o mesmo (na realidade, ele diminuiu) e as mulheres que tiram a roupa também. 

Na verdade, a despeito do mundo, as católicas dignas deste nome, que tem amor à Santíssima Virgem e a Seu Divino Filho, continuam as mesmas, pois 6o anos não são capazes de reduzir a sua alta dignidade à nível tão baixo. Todas nós podemos, com um pouco de boa-vontade e bom senso, perceber quais atitudes combinam com pessoas que buscam a santidade, e quais combinam com aquelas que preferem os parâmetros deste mundo pagão.

Consultei alguns livros de moda e artigos na internet sobre o lançamento do biquini, e todos eles são unânimes em afirmar que, na época do lançamento, o Papa Pio XII assinou uma nota emitida pelo Vaticano condenando o biquini e proibindo todas as católicas de usá-lo. Infelizmente, nunca encontrei esta nota, embora eu acredite que ela exista, pois para além do Papa Pio XII ter escrito diversas coisas sobre a modéstia cristã, esta atitude é de todo coerente com a moral da igreja. Se a nota de fato existir, significa que, para além de ser bastante óbvio que a peça é inaceitável, houve uma proibição oficial vinda de um Papa, proibição esta que jamais foi desautorizada. Em outras palavras, católicas que fazem uso do biquini hoje, e por isso estimulam seu uso, pecam gravemente contra esta ordem.

A maioria das mulheres sente que não é normal aparecer diante dos outros vestindo quase nada. Que mulher pode dizer que nunca se sentiu constrangida por causa do maiô ou do biquini? Qual de nós pode dizer que nunca sentiu vergonha do próprio corpo e quis desesperadamente emagrecer para voltar a frequentar a praia? Quem nunca evitou ir à praia com alguns conhecidos, por constrangimento de revelar as formas? Na praia todos querem o impossível: um anonimato que atraia os olhares de admiração dos estranhos e a mais completa fuga de Deus, que está em todos os lugares, e não apenas nas igrejas, na hora da Santa Missa.

Possamos nós, católicas devotas de Nossa Senhora, entender o que é ser realmente modesta aos olhos de Deus, e não sejamos mais um espinho na coroa de Nosso Salvador. Jesus Cristo morreu por nós e nos resgatou das imundas mãos do Demônio: eis o altíssimo preço que nós custamos. Nós valemos muito, muito mais do que desejam nos reduzir: mais do que uma stripper, com certeza. 

Que Nossa Senhora, a Rainha Absoluta da Modéstia, interceda por nós – e terrível como exército em ordem de batalha, venha para esmagar as modas indecentes deste mundo: pois não duvidamos de que, uma vez que em 1917 Nossa Mãe falou sobre as modas imorais, um dos castigos de Fátima seja justamente punir a lama de imodéstia na qual o mundo está afundando. Ave Mater Modestissima, ora pro nobis!

Do Blog: Teus Vestidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página