Pesquisar

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Os Falsos 'apostolados' de modéstia - Tomem cuidado!

São Dionísio Areopagita escreve: 
“Salvar as almas, é entre as obras divinas, a mais divina. Portanto, induzir as almas ao pecado pelo escândalo é, entre as obras diabólicas, a mais diabólica.”

Hoje na internet existe muito conteúdo bom sobre a doutrina Católica em geral, mas também existe muita coisa ruim. Justamente por isso é extremamente importante ter sabedoria na hora de escolher o material a ser acompanhado e lido. Sabemos que uma faca afiada pode ser usada para coisas boas (na cozinha), ou para coisas más (para matar, ferir) por exemplo, e a internet hoje não é diferente. Dizemos isso pela quantidade de sites, blogs referente ao catolicismo ser extenso e em relação à modéstia também. Portanto aqui neste artigo deixamos um alerta para que você saiba reconhecer o erro quando está sendo divulgado como correto. 

Falsos apostolados de 'modéstia' fazem um mal enorme às pessoas, e a sociedade de forma geral. Por que em vez de levar as pessoas até Deus, fazem elas regredirem na vida espiritual. E você pode ver isso claramente não somente nas vestimentas mas nas atitudes das pessoas, visto que a modéstia está inteiramente relacionada à uma alma devota. Como já citamos neste blog, a modéstia exterior nada mais é que o reflexo de uma alma devota, sem esse interior, o exterior é insignificante, vazio, e pelas atitudes de zombaria, atitudes egoístas, desumanas, soberbas das pessoas que fazem o falso apostolado, vemos o que ela de fato tem na alma, e é justamente por isso que a modéstia exterior não existe nelas.

Por que os falsos apostolados são inúteis? 


Aqui  vamos listar alguns motivos desses 'apostolados' serem inúteis aos verdadeiros Católicos:
1 - Não existe lógica em criar um apostolado para divulgar modelos de roupas que as pessoas já usam nas ruas. Ora, se isso já é usado em todas as partes, qual o motivo de eu criar um apostolado para divulgar estas roupas? (Leggings - inclusive sendo usadas com blusas curtas, bermudas, regatas, maiôs, biquinis, etc). Você acreditando ou não, sim isso existe muito por aí, páginas que pensam que esse tipo de roupa deve ser incentivado, como se já não bastasse os mundanos usando, como se já não bastasse a mídia incentivando, as novelas, agora tem 'católicos' que acham que devem incentivar isso para se criar uma "modéstia sadia" e "sem radicalismos". Ou seja, eu me visto como o mundo manda, simplesmente para que ninguém ache estranho a maneira que eu me visto, para me sentir bem, para agradar às pessoas, e ainda crio páginas incentivando as pessoas fazerem o mesmo. Não lhe parece incoerente? Enquanto estas pessoas dizem que "somos radicais" e que isso está errado, São João Bosco e São Luís Gonzaga pensavam completamente diferente. São João Bosco achava que a pureza era como um límpido espelho, que ao menor sopro fica todo embaçado, veja bem: MENOR SOPRO se embaça, e segue seu raciocínio dizendo que por conta disso São Luiz Gonzaga quando acordava não deixava nem os pés descobertos e se vestia com toda modéstia possível. [1] Logo, não precisamos de muito esforço para perceber quem leva a verdade e quem ensina o erro. 

2 - Esses apostolados são inúteis, porque contrariam não somente a moral Católica como um todo, mas vão diretamente de encontro com opiniões de sacerdotes sérios. O que é um LEIGO perto de um sacerdote? Ele é um nada! Se você assistir as palestras do Pe. Paulo Ricardo sobre modéstia  (Parte I e Parte II) perceberá claramente que o sacerdote é a favor que as mulheres usem apenas saias e vestidos modestos, e que este mesmo sacerdote no link acima diz que "se você se sente feminina de calças, então por que não foi no seu casamento de calças?" contrariando assim estes falsos 'apostolados' que dizem que calças não ferem a feminilidade da mulher. Esta frase que ficou "famosa" entre os católicos na internet e pode ser ouvida em alto e bom som no link acima. Este mesmo sacerdote diz que calças para mulheres "não convém" e que calça e camiseta é um "uniformezinho ridículo que as mulheres adotaram." E entre essa opinião e "apostolados" de leigos (que divulgam leggings, calças coladas como modesto), eu prefiro obedecer ao sacerdote. Indicamos também outros links de artigos escritos por ótimos padres sobre o tema, eis outro: Modéstia no Vestir, dentre tantos outros.

3 - Estes apostolados são inúteis, porque todas as moças que a eles aderem, continuam usando seu próprio guarda roupas, não é necessário mudanças, visto que a modéstia delas é a que todas usam. Se você vê uma mundana usando uma legging, elas usarão também, se você vê uma prostituta com leggings, você verá elas usando também, se você vê um decote no umbigo de uma promíscua, elas usarão também, embora não se possa dizer que todas sejam promíscuas, nem prostitutas, mas descem a um nível muito baixo se igualando a elas nas vestimentas. 

4 - Estes apostolados são inúteis porque não têm como base o Verdadeiro amor a Deus, mas tem como base agradar seu próprio ego. Estas pessoas tem medo do que o mundo vai dizer delas se as vierem somente com vestidos, elas tem receio do mundo, não querem fazer a diferença no mundo, querem "se camuflar" nele, a ponto de sair nas ruas e ninguém notar a diferença em suas vestimentas. Resumindo, elas querem se sentir bem, enquanto a cristã que busca a verdadeira modéstia pensa de forma diferente, ela quer agradar a Deus independente do que vão pensar a respeito. Como bem disse Santo Ambrósio: "Quão belo não seria se bastasse te apresentares em público para fazeres bem aos outros!" (In ps. 118, s. 10).[2] Agora eu te digo: quem é que vai olhar para uma mulher usando legging e ser evangelizado? Quem é que vai perceber essa 'modéstia' com roupas que todas as mulheres já usam? Ninguém! Essa modéstia só existe na mente destas pobres meninas que acham que podem conciliar o mundo com a fé. 

Um outro exemplo maravilhoso citado no livro de Santo Afonso de Ligório (Escola da perfeição Cristã)² é o que nos refere Suvio, do santo sacerdote e mártir Luciano: só por sua modéstia moveu muitos pagãos a abraçarem a santa Fé. E isso só pode ocorrer se a tua modéstia existir verdadeiramente, e a sua modéstia exterior for diferente da maneira de vestir dos pagãos. Caso contrário ambos estarão no mesmo buraco, e nada será mudado. 

"Pelo rosto se conhece o homem", diz a Escritura (Ecli 19, 26). E pelas vestimentas podemos ter uma ideia de como está a vida interior daquela pessoa. A imodéstia mostra uma vida espiritual bagunçada, necessitando ser moldada ainda. Ser exteriormente modesta faz você levar a verdade às pessoas e muitas vezes não são necessários sermões, discursos. Basta você se apresentar em público para fazer bem aos outros, como bem disse Santo Ambrósio citado acima. E isso eu posso dizer que vivi na prática. Longe de me considerar devota, sou uma mísera pecadora, leiga e a menor de todas as filhas de Nossa Senhora, porém posso contar algo que ocorreu comigo que me deu forças para continuar neste caminho. Certa vez uma senhora da antiga paróquia onde eu participava percebeu que eu não estava indo à missa mais (mudei de paróquia e comecei a frequentar o rito bizantino), e nesta mesma época aderi a modéstia nas vestimentas por orientação de um sacerdote. Ela começou a perceber isso e ficou preocupada devido ao fato de eu ter "abandonado" a missa (segundo seu entendimento), pois deduziu que eu teria mudado de religião, e foi conversar com a minha mãe a respeito do assunto. Chegando lá minha mãe explicou que eu nunca mudaria de religião pois era "mais Católica que ela", e que eu apenas teria mudado de paróquia, então essa senhora comentou sobre as minhas vestimentas e disse que me admirava, por que ela sabia que essa era a maneira correta de se vestir, mas que muitas não faziam isso por falta de coragem. Vejam que eu não precisei dizer absolutamente nada, não precisei dizer uma só palavra para que essa senhora compreendesse a importância de não mostrar o corpo e de se vestir com roupas de mulher. Posso contar outras histórias como essa, pois aconteceu várias similares, porém não vou alongar muito o assunto e fico por aqui. Fiquei muito feliz também, pois minha mãe que nunca usava vestidos nem saias, começou a se interessar depois que eu mudei meu guarda roupas, hoje ela tem vários vestidos, várias saias que antes nem pensava em usar. E isso ocorreu como uma grande graça depois dela me atacar muito devido a minha nova maneira de pensar, enfim Deus dignou-se de cuidar de tudo no momento certo, me deu a cruz e eu segui com ela nas costas. Sofri? Sim, no começo eu chorei muito, eu sofri porque ela mesma me atacava, mas persisti neste caminho e consegui a vitória de ajudar muitas pessoas ao meu redor, valeu a pena! E eu não tenho medo de vivenciar esse versículo bíblico: "A vossa modéstia seja conhecida de todos os homens" (Filip 4, 5).

Quais os motivos que levam as moças aderirem a esta "modéstia light"?


“Toma cuidado com o amor-próprio, mãe de todos os vícios, e que é o amor irracional do próprio corpo".[3]

1 - Infelizmente quando as pessoas veem dois caminhos a seguir, elas escolhem o mais largo. É da natureza humana seguirmos o caminho mais fácil, mas isso é uma fraqueza nossa que deve ser combatida. É muito fácil usar calças jeans, leggings, shorts, é muito fácil comprar roupas caras para que todos me olhem e veja que eu "tenho". Agora o oposto não é fácil, o oposto é difícil e requer sacrifício. Saibam que tudo o que você faz para Deus que existe sacrifício tem muito mais valor aos olhos d´Ele. E esse não é o caminho largo, pode apostar. 

2 - Estas pessoas aderem a "modéstia light" por medo do que os outros vão dizer. E quando eu for na faculdade? O que dirão? E quando eu for no supermercado? Pensarão o que? O que meus alunos dirão se eu usar somente vestidos? O que minha família dirá? Estas pessoas se preocupam com sua imagem, e é conveniente a elas que a modéstia verdadeira não seja praticada. Assim como é conveniente a um ateu que Deus não exista para que ele não seja condenado. 

O “desprezo de si próprio” significa a renúncia ao amor doente. A única forma de sair desse sistema de destruição no qual o homem foi colocado com o pecado original é renunciando a si mesmo. Foi o próprio Jesus quem disse: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, cada dia e siga-me” (Lc 9, 23). Infelizmente, muitas pessoas dentro da própria Igreja não entendem – ou mesmo subvertem – isso, procurando uma forma de serem cristãs sem abraçar a Cruz e renunciar à própria vontade. Mas, é novamente Nosso Senhor quem diz, “quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a sua vida por causa de mim a encontrará” Mt 16, 25.

Portanto amigos, prestem atenção à sua vida interior, rezem muito, peçam inspiração divina para que Deus vos guie e vocês saibam o caminho a ser seguido. Nossa Senhora te ajudará nesse caminho e se você tiver boa vontade vai conseguir vencer. Nunca permita que o seu amor próprio seja causa de pecados. O Amor próprio muitas vezes nos prejudica, porque é aí que começa o amor por si mesmo a ponto de permitir ofender a Deus e é exatamente isso que ocorre quando não renunciamos às modas escandalosas. 


"Onde habita Cristo com Seu amor, reina aí a modéstia". São Gregório Nazianzeno (Ep. ad Diocl.).


Fontes: 
[1] São João Bosco - O Cristão bem formado - pág. 65. Editora Ecclesiae;
[2] Escola da Perfeição Cristã, compilação de textos do Santo Doutor pelo padre Saint-Omer, CSSR, tradução do padre José Lopes, CSSR, IV Edição, Editora Vozes, Petrópolis: 1955.
[3] Centúrias sobre a Caridade, II, 59. São Paulo: Landy, 2003, p. 84.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página