Pesquisar

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Academia e ginástica

Demorei bastante para fazer esse artigo, mas depois de questionar alguns sacerdotes a respeito do tema me atrevo a escrever algo a respeito por ser tratar de um assunto importante e muito questionado por nossos seguidores. Antes de entrar no assunto "roupa" propriamente dito, é preciso ressaltar alguns detalhes importantes.

Por que vou fazer exercícios físicos? 


Fazer exercícios físicos é ótimo, sou fisioterapeuta e tenho pleno conhecimento do quanto isso é bom para nosso organismo. Agora, voltando para o quesito virtude e moral, eu preciso me perguntar o motivo para isso. Vivemos hoje em uma sociedade que preza pelo que é sensual, em uma sociedade que cultua o corpo, e isso sempre vai ser um pecado. Posso dar alguns exemplos: Se a moça quer fazer academia, pilates para ficar com um "corpão" e exibir isso com roupas colantes, imodestas e provocativas isso será certamente um pecado mortal. Como bem disse São Tomás de Aquino:

"Se a mulher casada se enfeita para agradar ao marido, pode fazê-lo sem pecado. Mas as que não têm marido nem os querem ter e vivem em celibato, não podem, sem pecado, querer agradar aos olhos dos homens para lhes excitar a concupiscência, porque isso seria incentivá-los a pecar. Se, pois, se enfeitarem com essa intenção de provocar os outros à concupiscência, pecam mortalmente. Se o fizerem, porém, por leviandade, ou mesmo por um desejo vaidoso de aparecer, nem sempre será pecado mortal, mas às vezes venial. Diga-se o mesmo, aliás, a respeito dos homens."[1] ou ainda São Francisco de Sales: “Uma mulher pode e deve se enfeitar melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar com isso.”[2]

Outro exemplo de pecado grave, seria se por exemplo um homem fizesse exercícios físicos para ter um corpo atlético e músculos definidos para depois colocar uma regata e exibi-los às mulheres. Obviamente isso será um pecado grave. 

Em contrapartida há aquelas pessoas que por exemplo desejam fazer exercícios físicos para "ficar bonita para o esposo ou esposa", sem malícia e levando em conta a modéstia que devemos ter como cristãos. Neste caso é completamente lícito a prática de qualquer exercício físico. Ou ainda aquelas pessoas que precisam fazê-los por saúde por exemplo. 

Como ser modesta praticando exercícios físicos? 


Agora entramos em outro ponto delicado, o lugar da prática de exercícios. Sim, nós devemos nos vestir com modéstia para isso, mas será que você irá em um lugar em que as pessoas se vestirão assim também e terão um cuidado quanto ao pudor? Certamente será difícil encontrar um local assim para a prática de exercícios, porque geralmente o que se usa pelas mulheres são: 1 - Shorts com tecidos maleáveis e bem curtos; 2 - Leggings extremamente colantes com blusas curtas e decotes insinuantes; É extremamente difícil encontrar uma mulher em uma academia por exemplo vestida de forma modesta. E homens? Vestem regatas para mostrar os músculos e o porte físico. 

Certamente para um homem será bem difícil frequentar um local como esse, vendo muitas mulheres com pouca roupa e se conter. Se não for um homem que tem controle sobre si mesmo e queira "guardar o olhar" certamente olhará para as moças e poderá pecar contra a castidade. Lembrando que apenas um pensamento (como dizia São João Bosco) poderá nos levar para o inferno. Por esse motivo é muito importante escolhermos o local adequado para praticar exercícios físicos. O que os sacerdotes aconselham é por exemplo uma moça frequentar um local que só tenham mulheres, e com instrutora mulher. Digo o mesmo a respeito dos homens. Na falta de um bom local e de uma instrutora podemos optar por realizar exercícios em casa ou praticar caminhada, basta a boa vontade. Para entendermos melhor este quesito de evitar ocasiões de pecados aconselhamos mais uma vez a leitura completa do maravilhoso artigo de um doutor da Igreja, Santo Afonso de Ligório: Modéstia dos olhos / mortificação do olhar. Esse artigo é necessário para conseguirmos entender muita coisa a respeito da virtude da modéstia e considero indispensável para quem quer ter uma vida devota e busca a pureza.

Vestimentas:


Sei o quando é difícil escolher roupas para estas ocasiões, mas não é impossível. Por exemplo para uma caminhada nada impede que se use um tênis pequeno (aconselho estes que parecem sapatilhas por exemplo, são mais femininos) com uma saia pelos joelhos. Uma saia com esse comprimento será mais confortável que um vestido ou uma saia longa, por permitir maior liberdade de movimentos; Veja abaixo: 


Esse look é confortável, leve e com certeza não atrapalhará em nada em uma caminhada, pode-se deixar de lado o cardigan em locais muito quentes e optar por uma blusa com mangas mais curtas. Pensem comigo: por que necessariamente devo usar legging e tênis para caminhada? Quem padronizou isso foi a sociedade! E por isso virou moda, mas e antes de surgirem as leggings ninguém mais fazia caminhada? Certamente não é assim, o problema é que as moças tendem a seguir o que é imposto pela mídia, ou seja: fazer "o que todo mundo faz". E isso deve ser tirado de nossa mente quando optamos por sermos modestas filhas de Nossa Senhora. 


Pilates, academia


Nestes tipos de exercícios é mais complicado a utilização de saias, pois principalmente no pilates não importa se elas forem curtas ou longas, existem certos tipos de exercícios que anulam completamente a modéstia da saia, como por exemplo alguns feitos na bola que necessitam elevar os membros inferiores, bem como outros feitos em aparelhos. Neste caso uma saia não iria ser adequado. Eu precisei um tempo dar aulas de pilates e sei a dificuldade que é ser modesta nesta circunstância, portanto conselho de um sacerdote utilizei calças um pouco mais folgadas, com blusinhas que se fixem no corpo (para evitar que "desçam" com certos movimentos e fique a mostra o abdômen e outras partes impudicas). Quanto a isso ainda é preciso tomar muito cuidado, levando em consideração alguns quesitos:

1 - Esta roupa não é modesta, e não é um "ideal de modéstia"; Aqui neste quesito não é como algumas afirmam que "calça é mais modesta", mas aqui é: Não importa o que se use: SERÁ IMODESTO. E portanto necessita cuidado redobrado; 

2 - O sacerdote me aconselhou a realizar este tipo de exercícios somente para mulheres. Eu estava usando uma roupa imodesta mas era "entre mulheres", à portas fechadas. Quando a aula terminava eu trocava de roupas e ia embora; Neste caso é a única coisa a ser feita. 

3 - A presença de homens no mesmo ambiente se torna imodesto e muito errado. Deve ser evitado sempre. Nunca deixe de trocar de roupa logo que a sessão terminar.  

"Vesti com modéstia e muito pudor, olhai como veste a mãe do Senhor." 


Fontes:
[1] Suma Teológica – questão 169- artigo 2. Ed. Loyola.
[2] São Francisco de Sales, Filotéia, Parte III, Cap. XXV.

13 comentários:

  1. Gostei muito. Esse nadar contra a corrente não é fácil. Os olhares das pessoas acusam a diferença no nosso modo de vestir. E ao mesmo tempo percebemos que os homens nos olham de forma mais respeitosa. Eu no momento só pratico exercícios em casa, danço ouvindo musicas católicas animadas, pulo, brinco com minha filha, canto, é divertido.

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente, para um católico, a "academia" não é uma opção. Acredito firmemente que a frequência às academias de ginástica, produto fino e acabado da nefasta "cultura fitness", são uma ocasião mais do que próxima de pecado para ambos os sexos. Ademais, com a frequência a esses ambientes, pode-se mesmo pecar contra a caridade e a justiça, subvertendo a ordem dos bens ao nos colocarmos acima do Bem Sumo que, por direito, deve ser amado pelas criaturas racionais acima de qualquer outro, até mesmo da própria vida. Ou seja, peca-se gravemente contra a virtude da religião.

    Belo trabalho Daiane, pois o maior e mais perfeito ato de caridade para com o próximo é iluminar sua inteligência com a luz da verdade da fé, retirando-o das travas da ignorância.

    ResponderExcluir
  3. Já fiz academia e não acho um bom ambiente. Caminhar é legal. Acho que aquelas saias de tenista ajudam desde não sejam mega curtas... As vintage as vezes aparecem em alguns torneios

    ResponderExcluir
  4. Bom, pelo que estou entendendo, quem for seguir as regras da modéstia de Padre Pio à risca, já não terá como opção p/ profissão ser uma atleta! Ainda que Deus tenha dado a ela um dom para ser, p. ex., uma grande ginasta olímpica.
    Ela nunca poderá ingressar numa equipe, afinal o uniforme é uma espécia de maiô.
    Não estariam algumas regras de Padre Pio ultrapassadas, considerando o século em que vivemos, onde as mulheres trabalham fora e podem escolher suas carreiras (podendo, inclusive, ser a carreira de atleta)?

    ResponderExcluir
  5. Perdão, mas a modéstia não é uma "invensão" de padre Pio, é um presente que a Santa Madre Igreja nos dá, é um chamado de Deus, um dom, mas só conseguimos intender e receber este dom se tivermos um coração aberto para isso, não é uma imposição, é uma graça já que nada é pesado quando se é feito por (e com) amor

    ResponderExcluir
  6. E quanto as aulas de educação física na escola, o que você orienta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa! Seria bom conversar com um bom padre, que entenda de modéstia, ele saberia te orientar! Mas se a escola não permite que se use saias, seria bom vc arrumar uma calça folgada!

      Excluir
  7. Excelente matéria! muito esclarecedora! Deus continue abençoando esse apostolado. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Fiz um comentário sobre mim e naõ publicaram.

    ResponderExcluir
  9. Meu professor de pilates é fisioterapeuta homem, há problema nisso?

    ResponderExcluir
  10. Eu tô precisando fazer musculação por eu ter braços meio finos, mas até agora eu tô na ginástica. Será que se eu começar a usar calças mais folgadas pode melhorar a situação. Se eu parar de frequentar a academia, meu pai vai querer saber o porquê disso e eu já venho irritando ele por eu usar saias e coisas assim. Mesmo assim, eu quero progredir.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página