Pesquisar

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A modéstia segundo costumes e épocas

Analise esta frase de São Francisco de Sales:

"No tocante à matéria e à forma dos vestidos, a decência só se pode determinar com relação às circunstâncias do tempo, da época, dos estados ou vocações, da sociedade em que se vive e das ocasiões".



O que faz você ler esse versículo e pensar que São Francisco de Sales está "liberando" o uso de calças compridas pelas mulheres (só porque todo mundo usa hoje) e não colocar também no mesmo sentido os "shorts jeans" usados curtíssimos?

A "pastoral da calça" vai nos dizer que "shorts jeans são indecentes por isso não entra nesse quesito".

Só esquecem de alguns detalhes:

1 - A Calça, por mais folgada que seja, TAMBÉM é uma peça indecente. Não existe calça modesta! Você pode me dizer "se eu coloco um blusão por cima até o joelho, tô modesta. Ah é? E e isso se deve ao fato da "blusa" que ser modesta, e não a calça em si, (não levando em consideração o quesito: feminilidade).

2 - São Francisco de Sales quando escreveu o texto se referia ESPECIFICAMENTE à Vestidos das mulheres. O nome do texto é "A Decência dos Vestidos", e está no Livro "Filoteia" Cap. 25. pag. 233;

3 - Levando em consideração o CONTEXTO, bem como a CONTINUAÇÃO do Versículo vemos exatamente o que São Francisco de Sales quis dizer, acompanhemos:

"(...) É uso geral vestir-se melhor nos dias de festa, à proporção de sua solenidade, ao passo que no tempo da penitência, como na Quaresma, se escusa muita coisa. Os dias de casamento e os de luto têm igualmente grande diferença e regras peculiares. Achando-se na corte de um príncipe, o vestuário terá mais dignidade e esplendor do que quando se está em casa. Uma mulher pode e deve se enfeitar melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar com isso". (Leia o capítulo inteiro clicando AQUI).

Isso significa que: obviamente, devemos nos vestir de acordo com nossa vocação, época, ocasião, e local. Porém esta moda, nunca deve ser ocasião próxima de PECADO. Podemos exemplificar isso com algumas situações:

- Uma Mulher casada vestir um hábito estaria totalmente fora do padrão comum. O hábito é utilizado apenas por Freiras e consagradas. Bem como, um sacerdote que não usa a batina, está em falta com a modéstia.

- É comum quando vamos em um casamento utilizar um vestido com um tecido mais fino e elegante, maquiagem e penteado. Porém se eu usasse o mesmo look para ir até a padaria, não seria nada modesto e obviamente chamaria a atenção dos demais. É algo que está fora do padrão e do ambiente que vivemos.

Ou seja, São Francisco de Sales de forma NENHUMA disse isso: "Olhem pessoal quando vier a época da calça colada jeans para mulheres e shorts na virilha, se todas usarem tá tudo bem ok?"

Ele nunca quis dizer isso.

4 - Ponto quatro para finalizar:

Assim diz o Papa Pio XII: "A Moda varia conforme épocas, mas não deve oferecer ocasião próxima de pecado". E ainda:

“Sempre há uma norma absoluta a ser preservada, não importa quão amplos e mutáveis possam ser os costumes morais de então” (Papa Pio XII).

Isso significa que nem o shorts jeans nem calças podem ser consideradas roupas modestas pelas mulheres simplesmente porque "todas estão usando hoje". Devemos levar em consideração uma grande verdade:

"O errado é errado mesmo que todos estejam fazendo, e o certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo."

"As vestes devem ser avaliadas não segundo a estimação de uma sociedade em decadência, mas segundo as aspirações de uma sociedade que preza pela dignidade e pela seriedade dos costumes.” Papa Pio XII, em 1957.

Salve Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página