Pesquisar

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Modéstia segundo os costumes e épocas

É Certo que a modéstia dos vestidos, depende da cultura da época e dos costumes. Assim diz São Francisco de Sales [1] em Filoteia:

"No tocante à matéria e à forma dos vestidos, a decência só se pode determinar com relação às circunstâncias do tempo, da época, dos estados ou vocações, da sociedade em que se vive e das ocasiões". 

Essa frase é mais abrangente do que se pensa, pois primeiramente ele refere-se à vestidos, e não a qualquer tipo de roupas. É um ponto importante, pois se esta frase for usada inadequadamente, fora do contexto, até uma mulher usando shorts na virilha de renda (moda atual) poderia usar esta frase como desculpa. E sabemos que não é assim. 

Freiras e consagradas se vestem de acordo com a sua vocação, a decência para uma mulher leiga obviamente seria diferente. É neste quesito que refere-se São Francisco de Sales, como bem vemos na continuação do versículo:

"(...) É uso geral vestir-se melhor nos dias de festa, à proporção de sua solenidade, ao passo que no tempo da penitência, como na Quaresma, se escusa muita coisa. Os dias de casamento e os de luto têm igualmente grande diferença e regras peculiares. Achando-se na corte de um príncipe, o vestuário terá mais dignidade e esplendor do que quando se está em casa. Uma mulher pode e deve se enfeitar melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar com isso". [1] 

Obviamente, devemos nos vestir de acordo com nossa vocação, ocasião, e local. Porém esta moda, nunca deve ser ocasião próxima de pecado. Podemos exemplificar isso com algumas situações:

- Antigamente era comum as mulheres não mostrarem nem os punhos e os tornozelos. Nesta ocasião, quando uma mulher coloca um vestido ou saia mostrando os tornozelos, ou com mangas curtas, iria chamar a atenção, por ela estar diferente dos demais, e não seria conveniente vestir-se assim. 

- Uma Mulher casada vestir um hábito estaria totalmente fora do padrão comum. O hábito é utilizado apenas por Freiras e consagradas. Bem como, um sacerdote que não usa a batina, está em falta com a modéstia. 

- É comum quando vamos em um casamento utilizar um vestido com um tecido mais fino e elegante, com um salto, maquiagem e penteado. Porém se eu usasse o mesmo look para ir até a padaria, não seria nada modesto e obviamente chamaria a atenção dos demais. É algo que está fora do padrão e do ambiente que vivemos.

A Moda varia conforme épocas, 'mas não deve oferecer ocasião próxima de pecado' (Pio XII). [2]


Seguir a moda atual, muitas vezes é perigoso. Não digo que não devemos seguir a moda, mas sim que devemos ter cautela com isso. Pois sabemos muito bem que a sociedade hoje, não é católica e sim pagã e decadente. O que vemos é esta sociedade pervertendo nossos filhos nas escolas, ensinando marxismo nas universidades, aprovando homossexualismo e divórcio nas novelas, e na mídia em geral. Portanto o que pode vir de bom disso? Pelos frutos os conhecereis. Podemos seguir a moda atual, contanto que esta moda não ofereça ocasião próxima de pecado. 

Alguns exemplos disso são interessantes: Se eu devo seguir a cultura da época, então seria totalmente aceito se eu for num baile funk e colocar um shorts curto e um top? Obviamente que não. Seria totalmente aceito se eu fosse em uma praia de nudismo e não colocasse roupas só por que "é costume do local?" Obviamente que não. 

Você leitor, pode se chocar com o que eu estou dizendo. Pois é bem provável que os a nossa geração se choque, mas não posso dizer o mesmo da próxima. A Próxima geração pode achar "normal" ir a uma praia de nudismo ou fazer um topless, o que para nós é absurdo. Assim como nossas avós se chocam com algumas roupas usadas hoje em dia, o que para a geração atual é "totalmente aceitável."

Aí está um grande problema, pois as gerações vão aceitando promiscuidades, com o conceito de que "todos usam" então está tudo bem. A Promiscuidade, a imodéstia, a falta de pudor vai entrando em nossas vidas, nossas casas e até dentro das Igrejas por conta disso. Aí é preciso discernimento para entender que podemos seguir a moda, contanto que ela não ofereça pecado algum. Mostrar o punho não é algo desonesto, o que eu não posso dizer o mesmo dos glúteos, coxas e regiões genitais das mulheres que são mostradas a todos nas ruas (contornadas) quando se usa uma calça jeans justíssima. Isso já era dito pelo Sumo Pontífice Pio XII, em 1957:

"As vestes devem ser avaliadas não segundo a estimação de uma sociedade em decadência, mas segundo as aspirações de uma sociedade que preza pela dignidade e pela seriedade dos costumes.” 

E ainda:

"Sempre há uma norma absoluta a ser preservada, não importa quão amplos e mutáveis possam ser os costumes morais de então." (Papa Pio XII, 8 de novembro de 1957).

A Calça é uma peça totalmente imodesta, por que como citei acima delineia as partes intimas das mulheres, quem nunca se olhou no espelho e viu que sua região genital estava "contornada" com uma calça justa? Acho que todas as mulheres já perceberam isso, e continuaram usando tal peça. O que para nós mulheres pode ser algo normal, para os homens não é. Pois eles tem uma psicologia diferente da nossa. Isso chama a atenção e deixa o corpo da mulher a mostra. Portanto, não é por que a calça faz parte da cultura da nossa época, que eu vou achar que é decente. 

Outro exemplo disso é o biquini, peça que chocou o mundo quando foi usada pela primeira vez. Muitas mulheres decentes não queriam usar, até mesmo as modelos se negavam a desfilar nas passarelas com tal peça, a ponto que foi necessário contratar strippers (!) para isso. Aconselho a leitura completa do artigo em: Teus Vestidos. [3]

Não preciso nem dizer de saias acima dos joelhos e shorts curtos. Pois são extremamente imorais e indecentes, ferem muito a dignidade da mulher. Todos estes são exemplos do que falei, algo que chocou o mundo no passado pela indecência e que hoje as mulheres acham "normal". Elas não estão seguindo somente a cultura da época, mas a cultura indecente e imoral da época. 

Considerações Finais:


Era essa a reflexão que gostaria de deixar para vocês hoje. Devemos tomar cuidado para não ir aceitando aos poucos o que a sociedade nos impõe, e deixando o amor próprio tomar conta de nossos corações. Deixo uma sugestão de leitura: Um dos Escritos de Pio XII sobre modéstia e moda, que pode contribuir muito para irmos entendendo aos poucos esta bela virtude, tão conhecida pelos santos e ignorada pelos mundanos. 


"A vossa modéstia seja conhecida de todos os homens". Filipenses IV, 5


Fontes:
[1] Filoteia - São Francisco de Sales - A Decência dos Vestidos.
[2] Pio XII, Alocução “Di gran cuore”, nº 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página