Pesquisar

domingo, 12 de janeiro de 2014

Não quero parecer "crente" vivendo a modéstia, como faço?

Muitas meninas tem essa dúvida quando iniciam na modéstia, querendo mudar o guarda-roupas. Receiam em mudar e serem confundidas com protestantes, de seitas como a "congregação cristã" e "deus é amor".

Fiz este artigo explanando as razões porque acho que, com muito bom senso e bom gosto, isso não acontece. E dou algumas dicas de vestimentas e acessórios que ajudarão a diferenciar, e não parecer "brega" nem antiquada. 

Em primeiro lugar, a Modéstia Católica visa esconder o corpo, não mostrar demasiadamente para não ser objeto de pecado para os homens, assim diz as Sagradas Escrituras:

"Ouvistes o que foi dito aos antigos: "Não cometerás adultério". Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já cometeu adultério em seu coração." (Math. V, 27-29).


Os homens são mais propensos a caírem no pecado da impureza, como todos sabemos, por isso é dever da mulher principalmente serem modestas, não mostrar o seu corpo com roupas colantes, decotes, etc. Bem, tendo em vista isso, vamos levar em consideração outro ponto: As Mulheres Católicas tornam-se modestas seguindo um belo exemplo: A Virgem Santíssima Mãe de Deus, sempre pura, sempre modesta, que é nosso modelo de perfeição, e nós devemos nos parecer com ela, na modéstia, na pureza. Só é lícito mostrar o corpo entre marido e mulher. 

A Modéstia Católica portanto, nada tem a ver com a 'modéstia' protestante, onde elas não tem como modelo a Santíssima Virgem Maria. Além de outras diferenças de pensamento e de atitudes que irei explicar mais adiante.

Há, muitas diferenças entre as Católicas que vivem a modéstia e as protestantes, e se nós levarmos em consideração estas diferenças na hora de nos vestir, e também em nossas atitudes como Cristãs, isso ficará visível. Pois o nosso exterior reflete o interior, ou seja: Que Maria brilhe em vós.

1° Dica: Jeans


Protestantes usam saias Jeans, e geralmente são curtas (acima dos joelhos), e quase sempre coladas. É raríssimo encontrar uma protestante usando uma saia jeans mais comprida ou menos colada, geralmente porque o Jeans é grosseiro e "reto", sem corte. E isso é um marco importante na vestimenta das protestantes. Então a dica que dou é evitar esta peça Jeans, eu evito primeiramente porque acho feio, depois porque é imodesto (por ser curta demais), e também colante. Prefira tecidos mais leves, maleáveis, escolhendo dependendo da época do ano, e também da região. Nada impede que se use um vestido jeans, abaixo dos joelhos, ou um tecido semelhante ao jeans, como Chambray por exemplo, eu tenho um vestido com esse tecido e gostei muito. Porém, deve-se tomar cuidado para não ficar muito parecido com as que as protestantes usam e não ser muito curto, ao menos que não mostre os joelhos ao sentar.

(Veja fotos com exemplos clicando AQUI)

2° Dica: Brincos e acessórios


Protestantes não usam brincos, nem acessórios. Digo algumas seitas protestantes, pois é impossível falar em nome de todas, onde cada uma tem sua doutrina diferente da outra. Porém, na maioria das seitas protestantes que se usam saias e vestidos, seguem esta regra. E isso pode ser um diferencial para a Mulher Católica, que pode se adornar, contanto que não tenha o pensamento em provocar o sexo oposto (exemplo: uma mulher casada enfeitar-se para outro homem além do marido). Porém se fizer por um desejo vaidoso de aparecer nem sempre é pecado mortal, as vezes venial. Como bem disse São Tomás de Aquino:

"Se a mulher casada se enfeita para agradar ao marido, pode fazê-lo sem pecado. Mas as que não têm marido nem os querem ter e vivem em celibato, não podem, sem pecado, querer agradar aos olhos dos homens para lhes excitar a concupiscência, porque isso seria incentivá-los a pecar. Se, pois, se enfeitarem com essa intenção de provocar os outros à concupiscência, pecam mortalmente. Se o fizerem, porém, por leviandade, ou mesmo por um desejo vaidoso de aparecer, nem sempre será pecado mortal, mas às vezes venial. Diga-se o mesmo, aliás, a respeito dos homens."¹ ou ainda São Francisco de Sales: “Uma mulher pode e deve se enfeitar melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar com isso.”²

Bem, tendo em vista esse pequeno detalhe que fiz questão de ressaltar, citando os escritos dos Santos doutores da Igreja, voltemos ao nosso raciocínio: A Mulher Católica pode adornar-se, enfeitar-se, usar brincos, acessórios, pulseiras, colares, esmaltes, e outros tipos de adornos que a deixam mais bela e feminina, e que as protestantes não usam. 

Outro acessório que pode te diferenciar delas são os cintos. É raro uma protestante usar cinto, por que é um adorno bonito, que dá elegância à mulher. E se for bem usado pode ficar muito bonito. Aqui neste artigo, dou algumas dicas de Como usar saias com cinto.

(Veja ideias clicando AQUI)

3° Dica: Maquiagem


Usando o bom senso, podemos usar maquiagem também, claro sem excessos e dependendo da ocasião. Ao meu ver, na Santa Missa dispensa-se qualquer coisa que chame a atenção dos outros, mesmo à olhares femininos por curiosidade. Devemos ser modestas, nos esconder o máximo possível para que Deus seja o centro. Mas cada ocasião uma ação, podemos usar uma maquiagem modesta sim, pois as protestantes também não usam nenhum tipo de maquiagem.




4° Dica: Cabelos bem cuidados e com corte


Acho que isso não é novidade para ninguém, as protestantes não cortam os cabelos, a maioria não tira nem as pontas, e por isso eles vão ficando despontados, feios, e muito mau cuidados. A Mulher Católica é diferente, tem todo o cuidado com a aparência, pois não se deve ter um visual imodesto, com calças, shorts, mini-saias, mais parecendo a mulher gato, tem quem use até calça de couro [coisa horrorosa e imodesta] porém tampouco apresentar um visual desleixado. Podemos ser elegantes, bonitas e modestas ao mesmo tempo, e para isso o cabelo exige um cuidado especial, tendo um corte adequado e serem saudáveis e bem cuidados. 

Lembrando aqui neste quesito que não é aconselhável a mulher ter cabelos com cortes masculinos. Há cortes para cabelos curtos que são femininos, há cortes que são exclusivamente masculinos, e isso masculiniza a mulher, tira sua feminilidade. Exemplo disso são algumas lésbicas que quando assumem publicamente seu pecado, cortam os cabelos desta forma. Isso deve ser evitado pelas mulheres Católicas, pois devemos preservar o dom que Deus nos deu: Ser Mulher, feminina! Deus nos criou diferente do homem e isso é bom.

5° Dica: Usar uma medalha de Nossa Senhora, cruz etc.



Clique na imagem para ampliar

Esta dica é preciosa! Como é bom levar a nossa fé estampada no rosto, agora falo com minhas irmãs da fé, aquelas consagradas a Nossa Senhora que usam seu escapulário castanho no pescoço, ou a medalha milagrosa de nossa Senhora, e não tem vergonha disso [os homens também, por que não?]. 

Usar estes sinais externos são importantes para nos diferenciar das protestantes, bem como mostrar que não nos envergonhamos da nossa fé e de nosso Deus. 

Considerações Finais:


Como podemos ver, há várias diferenças de aparência e comportamento das protestantes e católicas. Não há motivo para achar que são apenas as saias. Há uma maneira de pensar diferente, de se comportar e de se vestir, e somando tudo isso veremos no final das contas que não ficamos iguais a elas, exceto quem sabe, quando estamos com preguiça de nos vestir bem de nos arrumar. 

As protestantes pensam de forma diferente, não amam a Virgem Maria, não a levam como exemplo, além de outros fatores externos como não tirar a sobrancelha, nem fazer depilação por exemplo, pequenos detalhes que nos deixam mais belas, e podem ser feitas pelas mulheres, se for para agradar seu marido e se adornar de uma forma pura. Tendo isso em vista podemos perceber porquê fica tão "brega" ver uma protestante de saia, pois não vemos apenas as vestimentas, mas o conjunto, ou seja a apresentação da pessoa, e tudo faz diferença no final. 

Espero ter contribuído um pouco para ajuda-las neste caminho da santa Pureza. Que nossa Senhora as inspire em como a imitar cada dia mais.

Salve Maria Puríssima.

______________________________
Fontes: 
1 - Suma Teológica – questão 169- artigo 2. Ed. Loyola.
2 - São Francisco de Sales, Filotéia, Parte III, Cap. XXV.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página