Pesquisar

domingo, 14 de abril de 2013

[Instrução] Pudor: dez verdades principais.

Autor: Pe. José Maria Iraburu 
Tradução: Leandro S. Correia



[...] Continuam crescendo no mundo e na Igreja o impudor e a luxúria. E os pregadores continuam silenciando em larga escala o Evangelho do pudor e da castidade. Esta é a causa principal da degradação do mundo e de tantos cristãos em tão grave matéria.

1. – O pudor está ordenado a favorecer a castidade (STh II-II, 151,4). E como a virtude da castidade é tão valiosa em todos os segmentos do povo cristão, por isso também é tão grave mal a perda do pudor. É difícil que se mantenha firme a castidade onde reina o impudor na maneira de se vestir, na maneira de falar, nos espetáculos e meios de comunicação. O ser humano, que está chamado a ser para seus próximos «imagem de Deus», se degrada pelo impudor, convertendo-se em instrumento do diabo.

2. – O mundo secular mal conhece hoje o valor do pudor, que é também desconhecido em grande parte do mundo antigo. E a situação atual do mundo no impudor e a luxúria são semelhantes às que a Igreja encontrou nos primeiros séculos, ou até pior:

«Se uma vez retirados da corrupção do mundo pelo conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e de novo se enredam nela e se deixam vencer, sua vivência posterior se faz pior que a anterior… “O cão voltou ao seu vômito, e a porca, lavada, volta a revolver-se no lamaçal”» (2Pe 2-22). Os cristãos degradados se fizeram mundanos, e «tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida – não procede do Pai, mas do mundo» (1Jo 2,16).

3. – Deus infunde o pudor a Adão e Eva, após seu pecado. Assim como a pregação da Igreja [Cristo] afirmou a verdade original do matrimônio, livrando- o de muitas corrupções – «Jesus disse: É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres [divórcio]; mas ao princípio não foi assim.» (Mt 19,8) –, também revelou ao mundo com sua pregação que Deus mesmo, depois da caída do homem e da mulher, quis ao princípio livrá-los da vergonha que sentiram ao verem-se desnudos: «lhes fez umas roupas, e os vestiu» (Gên 3,21). As roupas são, pois, conaturais à natureza do homem caído; e a nudez é uma indecência e um perigo.

4. – O Evangelho do pudor foi uma grande novidade que a Igreja pregou ao mundo antigo com grande força. O testemunho do pudor nos primeiros séculos foi para a Igreja ocasião de muitas conversões, e também de muitos casos de martírio. E assim como o Ocidente cristão difundiu com a luz de Cristo por todo o mundo o pudor e a castidade, agora, caído na apostasia, [o mesmo Ocidente] é logicamente o maior difusor do impudor e da luxúria entre as nações. Corruptio optimi pessima [A corrupção dos bons é a mais prejudicial]. Por isso é evidente que um dos elementos da nova evangelização há de ser a pregação e o testemunho do Evangelho do pudor e da castidade, que é desconhecido, é algo novo para o mundo e para grande parte do povo cristão.

5. – O impudor é uma ocasião próxima de pecado. A vaidade e a sensualidade da mulher a levam ao impudor, e este desperta facilmente no homem a luxúria: «todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração» (Mt 5,28). E o mesmo, mutatis mutandis, há de ser dito do homem em relação à mulher. Por isso todas as formas de impudor em roupas, palavras, costumes, espetáculos, livros, são um escândalo.

E «se alguém fizer cair em pecado um destes pequenos que creem em mim, melhor seria que lhe atassem ao pescoço ao moedor de um moinho e o lançassem no fundo do mar. “Ai” do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis, mas “ai” do homem que os causa!» (Mt 18,6-7).

6. – A graça de Cristo move ao recolhimento dos sentidos, por exemplo, o da visão, quando sobrevém a tentação do impudor. E leva também a evitar de frequentar aqueles lugares nos quais o pudor se vê agredido com tentações especialmente graves, como acontece em certas praias ou espetáculos. Se o cristão não se exercita com a graça de Cristo na mortificação habitual de seus sentidos, será para ele impossível evitar o pecado e mais impossível ainda ir adiante no caminho da santidade. Por isso dizia São João da Cruz:

«Oh, se os espirituais soubessem de quanto bem e abundância de espírito se privam por não quererem retirar o espírito de ninharias! Se as não quisessem saborear, receberiam o sabor de todas as coisas neste manjar simples do espírito!», etc. (1Subida 5,4-5). «Oh, se os homens soubessem de quanto bem de luz divina os priva esta cegueira que lhes causa suas afeições e apetites, e em quantos males e danos lhes fazem ir caindo a cada dia que não os mortificam! Porque não adianta confiar em vasto entendimento nem em dons que tenham recebido de Deus para pensar que, se há afeição ou apetite [desordenados], deixará-se cegar e obscurecer, e fazê-lo-á cair pouco a pouco no pior.» (ib.8,6-7).

7. – O mundo presente, sendo uma grande “Escola de Impudor”, é por isso mesmo uma grande escola para exercitar a virtude do pudor. O mundo trata de inculcar o impudor e a luxúria já desde a escola, e em todos os ambientes e ocasiões. E esta agressão só pode ser resistida com um exercício muito contínuo e enérgico das virtudes. Pois bem, como as pessoas crescem [espiritualmente, psicologicamente] precisamente com os atos intensos (STh I- II, 52,3; II-II, 24,6), se cada vez que os sentidos do cristão receberem uma incitação ao pecado ele repelir a tentação com a graça de Deus, crescerá muito no pudor e na castidade. E cresce ao mesmo tempo todas as virtudes morais, pois todas estão conexas e crescem juntamente, como os dedos de uma mão (I-II, 65,1). E queira Deus que neste santificante exercício o cristão, ao repelir a tentação, não se limite a realizar apenas atos negativos [fuga, repulsa] – que, na verdade, são positivos –, mas que sempre motive suas negações com atos positivos de amor e fidelidade a Cristo Esposo: «Senhor, atraia a ti meu coração pelo amor, e faça-lhe livre de toda criatura».

8. – A pregação insuficiente do Evangelho do pudor e da castidade é a causa principal da degradação crescente destas virtudes no mundo e na Igreja. Concretamente a Igreja vem sofrendo nestas matérias escândalos muito dolorosos. A causa principal disto não é a maldade do mundo circundante, mas o silenciamento da doutrina cristã sobre estas matérias, e inclusive uma aceitação ideológica do impudor como se fosse um progresso da consciência moral da humanidade moderna. Só a pregação do Evangelho, só a verdade, pode vencer os males do mundo ou ao menos fazer-nos livres deles.

9. – O pudor cristão não se limita a não escandalizar, mas pretende expressar a santidade de Cristo em formas novas que iluminem a escuridão do mundo com sua bondade e sua beleza. Nós cristãos não fomos enviados por Cristo ao mundo para não cometer males, mas para difundir e acrescentar, em toda classe de bens. Ou seja, para renovar o mundo à luz do Evangelho, criandonovas formas, modas e costumes. A melhor maneira – ou a única, às vezes – que o cristão tem para negar-se a participar dos males presentes é afirmando novos bens.

«Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.» (Rm 12,2). «Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a levar a palavra da vida.» (Flp 2,14-16).

10. – Leigos, sacerdotes e religiosos, todos os cristãos somos chamados à santidade, também evidentemente no pudor e na castidade. Com referência ao vestir-se, por exemplo, tanto as religiosas como as seculares devem ser reflexo da santidade, pobreza e dignidade de Cristo. Mesmo que em modos diversos, segundo seus distintos estados, umas e outras devem vestir-se de forma absolutamente decente. De fato, una heterogeneidade extrema no vestir de religiosas e leigas é alheia à tradição católica, e somente pôde surgir em tempos de apostasia generalizada entre os batizados, e em clave de mundanização.

Que a Santíssima Virgem, Cheia de Graça, interceda por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página