Pesquisar

domingo, 20 de janeiro de 2013

Véu na cor Cinza.

Se você busca informações sobre o uso do véu na Santa Missa, aconselho primeiramente ler este artigo que já escrevi o blog sobre o assunto: O Piedoso uso do véu. Nele você vai achar algumas fotos e informações sobre o assunto.




Temos nesta imagem acima um véu na cor branca (para solteiras) e um véu na cor Cinza, que também pode ser usado por Senhoras casadas. Tem muitas meninas que não simpatizam com o preto. Então podem optar por esta cor de véu: Cinza. Outra opção também é a cor Creme ou bege

Somente no brasil é tradição o uso da cor branca para solteiras e preto para casadas, nos EUA a cor do véu costuma-se ser a mesma cor da roupa.

Não há uma regra estabelecida por cores, você pode optar por outra cor como azul clarinho, mas sempre com cautela e bom senso.

5 comentários:

  1. Aprendi quando criança que, só podem ser usados véus na cor preta, branca e roxa. O preto deve ser usado por mulheres casadas e viúvas, o branco por mulheres Virgens e o roxo por aquelas que já perderam a sua virgindade. Antigamente era assim. As mulheres que perdiam sua virgindade antes do casamento usavam-no, reconhecendo que pecaram, e aceitando as consequências do seu pecado, usando o véu de cor roxo. Hoje o uso do véu tornou-se uma festa, podendo as que já perderam a sua virgindade usar ainda o véu branco e podendo também usa-lo de várias cores e tipos. Os leigos que guardam ainda a sã doutrina da igreja, tem que ter o pudor de não permitir que um sacramento vire moda e, muito mais, "qualquer coisa". A Igreja nunca mudou e sempre terá as mesmas regras, o mesmo padrão, o mesmo caminho, a mesma porta estreita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina. Certamente o uso do véu não deve ser moda, e sim sinal de humildade e submissão. Hoje em dia não é sinal de vaidade, não na maioria dos lugares ao menos. Pois a grande maioria das católicas já não usam o véu! E olham "torto" para as que usam. Geralmente as mulheres que, sozinhas, usam o véu na missa, são olhadas de forma diferente como se fossem "doidas". Isso acaba se tornando até mesmo uma penitência e mortificação, se houver perseverança e desprezo do mundo, não se importar com o que as pessoas pensam de nós e sim com o que Deus pensa. Se alguma moça está usando por conta de cores está errada e precisa aprender o real significado para então, surtir efeito e ser benéfico à alma.

      Quanto as cores, a Igreja nunca, em absolutamente nenhum documento especificou cores! isso sempre foi questão de COSTUME LOCAL. Em alguns países as mulheres, em absoluto, sempre usaram branco, sendo solteiras ou casadas, outros países ainda, não por moda, mas por costume, usaram o véu da cor da roupa, em outros (bizantinos por exemplo) usam-se lenços e não rendas. Aqui no Brasil sempre foi (ao menos antes era) preto para casadas e branco para solteiras. Nunca ouvi falar de roxo, apesar de não descartar essa possibilidade, pois afinal, é questão de costume de algum lugar.

      Portanto, não peca nem erra a mulher que, apenas COBRE A CABEÇA por respeito ao Senhor, não importando a cor que se use, repito que não há nenhum documento que nos especifique cores e estados, apenas pede que as mulheres tenham a cabeça coberta, ponto final.

      Outras cores como cinza, bege, creme, etc, são mostradas por nós justamente por este motivo, para as que não gostarem do preto por exemplo possam escolher outra cores. É melhor que use outras cores do que não cubra a cabeça, contanto que não seja por vaidade fútil, mas por devoção. Agora, se a mulher escolhe uma cor por opção ou vaidade, isso não temos como saber, só Deus que conhece o coração poderá algum dia julgá-las por seus pecados e imperfeições, assim como julgará também os nossos.

      Espero ter esclarecido, Salve Maria Puríssima.

      Excluir
  2. Olá. Eu gostaria muito de comprar um véu pela internet, mas os fretes costumam ser caros aqui pra minha região (nordeste). Dayane, por favor, você poderia mostrar qual o modelo do véu cinza que vc está usando na foto, e quais as medidas de tecido necessárias para fazê-lo. Desde já, muito obrigada pela atenção. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Salve Maria!! Vocês vendem véu na cor cinza?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Salve Maria!! Vocês vendem véu na cor cinza?

    ResponderExcluir

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página