Pesquisar

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Modéstia: Ações exteriores e o recato na hora de se vestir

“Observando a modéstia, edificamos sumamente os outros e os estimulamos à prática da virtude.” (Santo Afonso de Ligório in Tratado da Castidade)


 
"A modéstia é uma virtude anexa à temperança, e diz respeito a todas as ações exteriores, e – mais especificamente – a maneira e o recato na hora de se vestir"

                                                                    -- Santo Tomás de Aquino (1)
Ações exteriores são os gestos, tom de voz, palavras e toda a maneira de nos expressarmos quando conversamos, nossas atitudes em geral, os divertimentos e entretenimentos que escolhemos.(2) A modéstia nas ações exteriores significa ser calmo e comedido, saber portar-se em público, ter reservas em se mostrar demasiadamente. A modéstia, portanto, refreia o desejo imoderado de destacar-se perante os outros.

O recato na hora de se vestir entende-se explicitamente a roupa que vestimos e nossas escolhas de roupas. O recato diz respeito àquilo que deve estar coberto: são as partes de nosso corpo que devemos proteger, não deixando à mostra para que sirvam de deleite e ocasião de pecado para o próximo. As mulheres, especialmente, podem chamar uma atenção equivocada ou mesmo imoral para si mesmas – através de um vestuário revelador ou insinuante. A modéstia no vestir pressupõe um respeito ao pudor (3): reconhece o corpo como Templo do Espírito Santo, e por isso deixa-o velado segundo as normas cristãs.

Segundo Santo Tomás de Aquino, não se deve ter afeição a vestidos ou roupas luxuosas, nem tampouco ostentar um vestuário pobre e desalinhado. (4) Isso diz respeito, sobretudo, a classe social a que pertence a pessoa que escolhe determinado tipo de roupa: cada qual vista-se de acordo com a posição e estado que ocupa.

A decência dos trajes – como observou São Francisco de Sales – "No tocante a matéria e as formas só se pode determinar com relação as circunstâncias do tempo, da época, do estado e das vocações [seja a pessoa casada, solteira, religiosa ou consagrada]",(5) As roupas, modelos e materiais de que são feitos podem e de fato variam; todas as épocas passaram por transformações no que diz respeito ao vestuário, e ora os vestidos tinham determinado volume e forma, ora tinham outro. Lembrando que, quando a moda é indecente, não se deve aderir a elas. Como bem disse o Venerável Papa Pio XII: "As vestes devem ser avaliadas não segundo a estimação de uma sociedade em decadência, mas segundo as aspirações de uma sociedade que preza pela dignidade e pela seriedade dos costumes.” e ainda: “A moda não pode jamais ser uma ocasião próxima de pecado” (Papa Pio XII). [6]

Portanto, é fato que os padrões da moda atual estão em total desacordo com a moral católica. É preciso escolher, dentro do que a moda contemporânea produz, aquilo que seja mais digno e esteja de pleno acordo com a doutrina moral da Igreja. Segundo a moral católica, nosso corpo é dividido em partes honestas, semi-honestas e desonestas. As partes desonestas são as partes íntimas e regiões vizinhas. As semi-honestas ou menos honestas são os seios, braços, flancos. As partes honestas são as mãos, os pés e o rosto. (7) A Igreja – através dos Papas, dos santos e de seus membros mais dignos – tem insistido para que o vestuário cubra tantos as partes desonestas, quanto as semi-honestas do corpo.(8)

Quanto à maquiagem e outros adornos, são  permitidos à mulher casada ou com intenção de casamento usar certos adornos, desde que isto seja feito de maneira honesta e moderada. Por isso, entende-se que tanto a maquiagem, quanto os enfeites são permitidos – desde que observe estas recomendações. (9)


“Uma mulher pode e deve se enfeitar melhor quando está com seu marido, sabendo que ele o deseja; mas, se o fizesse em sua ausência, haveria de perguntar-se a quem quererá agradar com isso” (São Francisco de Sales. Filotéia, parte III, cap. XXV). [5]


Citações dos Seguintes Santos:

São Francisco de Sales;
Santo Afonso de Ligório;
São Tomás de Aquino e
Venerável Papa Pio XII.

Existem outros artigos sobre os Santos, já citamos aqui dois artigos com citações São Padre Pio de Pietrelcina, o Guardião da Modéstia Católica e também outro Ensinamentos de um Santo: São Pe Pio de Pietrelcina, e ainda aqui: A Modéstia segundo a Igreja e os Santos. Aos poucos iremos postando mais, pois temos muitos Santos que abordaram este assunto. 

________________________
Fontes:
(1) A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo. Autor: Padre Tomaz Pègues, O.P.
(2) A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo. Autor: Padre Tomaz Pègues, O.P.
(3) Catecismo da Igreja Católica, Edição Típica Vaticana, 2000.
(4) A Suma Teológica de Santo Tomas de Aquino em forma de Catecismo. Autor: R. P. Tomaz Pègues, O.P.
(5) Filotéia (ou Introdução à Vida Devota). Autor: São Francisco de Sales.
(6) Papa Pio XII Discurso aos participantes do I Congresso de Alta Moda, 8/11/57.
(7) Compêndio de Teologia Moral. Autor: Padre Teodoro da Torre Del Grecco.
(8) Eis as palavras do Cardeal Basilio Pompili (Cardeal-Vigário do Papa XI), em orientação datada de 24 de setembro de 1928: “… um vestido não pode ser considerado decente se ele tem um corte mais fundo que dois dedos abaixo da cova da garganta, o qual não cobre os braços pelo menos até os cotovelos e chega até um pouco abaixo do joelho. Além disso, vestidos com material transparente são impróprios.”
(9) Suma Teológica. Autor: Santo Tomás de Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo ao nosso espaço! Os comentários antes de serem postados, passam por aprovação da moderação. Por isso lembramos aos seguidores que não serão aceitos comentários maldosos, irônicos com tom de maldade, acusações infundadas e ataques diretos e indiretos a Fé Católica e à Moral da Igreja. Salve Maria Puríssima.

"Eu quero que todos vocês meus queridos filhos espirituais, combatam com o exemplo, e sem respeito humano uma santa batalha contra a moda indecente. Deus estará com vocês e irá salvá-los." São Pe. Pio de Pietrelcina

Siga-nos via blogger.com

Total de visualizações de página